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Número de alunos que estudam a distância cresceu 62% em 2005 PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Revista Gestão Universitária   
Seg, 17 de Abril de 2006 21:00
Abraead divulga crescimento de 62% no numero de alunos que freqüentam ensino a distância no Brasil.

O número de alunos que freqüentam cursos a distância no Brasil cresceu, no ano passado, 62%, atingindo 1,2 milhão de alunos. O dado foi divulgado no Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (Abraead), lançado esta semana, em Brasília. A região Sul foi a que apresentou maior crescimento, subindo de 14.930 alunos, em 2004, para 109.163, em 2005, registrando 631,2% de acréscimo.

O material promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) e do Instituto Monitor apontou, também, que, no mesmo período, o número de instituições credenciadas a ofertar educação a distância no país aumentou em 30%, subindo de 166 para 217. Nos ensinos fundamental e médio (técnico) a educação a distância cresceu 40%, envolvendo também jovens e adultos.

Segundo o titular da Seed, Ronaldo Mota, o crescimento deve-se ao impulso que o MEC dá a esta modalidade de ensino, principalmente nos últimos dois anos. ?Estamos trabalhando em programas e projetos que potencializem a educação a distância. O projeto Universidade Aberta do Brasil, por exemplo, que pretende levar o ensino superior público a todas as cidades brasileiras, por meio de parcerias com prefeituras e estados, surge como uma alternativa de atendimento às demandas reprimidas por educação superior no país. Afinal, no Brasil, apenas 11% dos jovens entre 18 e 24 anos freqüentam esta etapa do ensino?, observou o secretário.

Mota destacou ainda que 77% das instituições credenciadas de educação a distância têm taxa de evasão menor que 30%, a média constatada nos cursos presenciais. "Educação a distância é uma modalidade de educação cada vez mais presente em nosso cotidiano, fortemente impulsionada pelas novas tecnologias de informação e comunicação, cujas potencialidades apontam para o atendimento às demandas inéditas da sociedade contemporânea, em particular no Brasil, país privilegiado com dimensões continentais", afirmou.

Pesquisa - Um total de 180 instituições em todo o país participou da pesquisa do anuário, que levantou dados como formatos dos cursos, métodos de ensino e apoio aos alunos, desenvolvimento das atividades, formas de avaliação e resultados.
 

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